MAS, AFINAL, O QUE É DANÇA CONTEMPORÂNEA?

 


 

A partir da reportagem “Primeiros Passos” (edição Setembro 2007) escrita por Priscilla Santos na revista Vida Simples, as alunas de dança do 5º e 6º ano, bem como as alunas do Corpo de Baile, responderam à difícil pergunta: Mas, afinal, o que é dança contemporânea?

Inspiradas na reportagem, as alunas foram impulsionadas a refletir sobre as práticas nas aulas de dança.

Algumas alunas realizaram registros surpreendentes sobre esta atividade. Acreditem: o assunto rendeu até a composição de um RAP! Confiram!

Carolini Lucci - professora de Dança de 5º a 9º ano

 

Por Pietra Cortonesi - aluna do 5º ano A

RAP da Dança Contemporânea 

“Não é como outra dança
Essa é, é diferente
É confortável, criativa, mas não é pra antigamente
Pra dançar tem que acordar, mas não é só levantar
Pra aprender tem que se ligar no que eu vou te falar
Pra dançar tem que saber articulações, ossos e músculos
Essa dança é inspirada na arte contemporânea
Não se usa ponta não!
Não se usa...
Não se usa ponta não!”.

Por Daniela de Souza - aluna do 6º ano A

A dança contemporânea tem a ver com o tempo (contemporânea). Ela não tem uma referência fácil. A dança contemporânea não é uma escola específica, mas sim um modo de pensar. Dedica-se a falar sobre as relações humanas. Também mostra os sentimentos, dúvidas e pensamentos que temos sobre o nosso corpo. Ela nos ajuda a achar estas coisas lá dentro de nós. Se quiser se expressar com o corpo, antes é preciso conhecê-lo.

“A aula de dança começa quando você acorda e abre os olhos e só termina quando vai se deitar e fechar seus olhos” - dizia o bailarino Klauss Vianna.

O mais importante: o corpo que dança é o mesmo que corre, brinca, sente e vive.
Eu acho que a dança contemporânea vai ajudar muito na melhora do nosso mundo.

Por Júlia J. Frangipani - aluna do 6º ano A 

Dança contemporânea é uma dança que reflete o mundo atual. Ela é dançada ao mesmo tempo em que se pensa. Como aquilo que estou dançando vai fazer diferença no mundo? Esse mundo não precisa ser a Terra, pode ser um amigo.

Essa dança não tem sua própria técnica, ela é uma “mistura”.

Por Melina Akemi - aluna do 8º ano B/ integrante do Corpo de Baile 

Nós lemos uma reportagem falando sobre dança contemporânea. Agora... O que entendi depois de ler o texto foi que a dança contemporânea não tem passos simbólicos, que você automaticamente associa a ela. A dança contemporânea é uma nova forma de pensar que foi mudando de acordo com a nossa realidade, como doenças, preconceito, miséria, violência, etc.

A dança contemporânea é uma dança para você se expressar e conhecer a si mesmo. É algo que nasce dentro de cada um de acordo com o conhecimento de seu próprio corpo.

Essa dança nasce a partir da improvisação, da pesquisa de movimentos. Nem sempre a improvisação é feita com a música. Ela pode surgir a partir de sons, ruídos e até movimentos do cotidiano. Basta prestar atenção.

Foi bom ter lido esse texto... 

Por Nicole Di Pietro  - aluna do 8º ano B/ integrante do Corpo de Baile

A dança contemporânea fala das relações humanas. Muitas vezes os movimentos surgem de nosso cotidiano. É uma dança expressiva. Nem sempre se usa música, mas sim o som dos pés batendo no chão, suspiros, bocejos...

Na dança contemporânea há muitos movimentos improvisados e repetidos. É uma nova forma de pensar que foi mudando de acordo com a nossa realidade.

Por Giulia Fioratti - aluna do 8º ano A/ integrante do Corpo de Baile

Após ler o texto, entendi o porquê de muitos passos que vi em coreografias de dança contemporânea, antes muito estranhos aos meus olhos.

A meu ver, dança contemporânea é um tipo de dança onde você demonstra o que está sentindo e seus pensamentos, por meio de movimento e som.

Na dança contemporânea não existe a preocupação se a dança vai ficar “bonitinha”, mas sim se o que se dança está fazendo sentido ou se tem um significado.

Ela fala de qualquer assunto que você queira dançar e se formou justamente por conta dos assuntos e cotidiano das pessoas. Com ela pode-se dançar um casamento, o aquecimento global ou uma qualidade como generosidade ou inveja.

Como ela, podemos ser, pensar e sentir o que quisermos. Podemos ser livres e esquecer dos problemas, podemos voar... Dançar!

Por Thamires Haick - aluna do 8º ano B/ integrante do Corpo de Baile

A dança contemporânea para mim é uma dança em que nós “falamos” de diversos problemas do mundo como AIDs, guerra e misérias. Ela parte de movimentos de rotina ou de sentimentos e permite nos expressar através do nosso corpo e conhecê-lo.

Mas, o principal, é que nela mostramos nossa personalidade e nossa individualidade, mas também, nos permite interpretar um personagem.


Alameda dos Tupiniquins, 997 - Moema - São Paulo-SP
Tel/Fax: (011) 5041-1788 -
ceb@ceb.g12.br - www.ceb.g12.br