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  CEB 2007 - Perguntas Freqüentes

PERGUNTAS FREQÜENTES

 


1. Por que a escola optou por trabalhar exclusivamente em período integral?

Educar pessoas e permitir que se desenvolvam em aspectos que vão muito além do acadêmico demanda um grande tempo. Não há dúvida de que a carga horária ampliada de nossa escola permite-nos oferecer aos alunos diferentes atividades e muitas possibilidades de desenvolvimento. Além disso, todas as atividades são realizadas dentro da própria escola e, não havendo necessidade de deslocamento e de transporte, os alunos podem participar de um número maior de atividades.

2. Não é penoso para as crianças ficarem o dia todo na escola?

Há quem pense ser penoso, e que deixar as crianças o dia todo na escola é uma opção a ser feita somente por quem não pode cuidar ou não tem quem cuide dos filhos. Temos motivos e resultados suficientes para discordar disso. A família que opta pelo período integral possibilita aos filhos uma convivência rica e intensa, com diferentes pessoas – adultos e crianças de diferentes idades – e em diferentes momentos. Os alunos têm muitos colegas, amigos e momentos para trabalhar, brincar, conversar, descobrir prazeres e potencialidades. Nos dias atuais e na cidade em que vivemos, as crianças perderam muitos direitos, como o de brincar livremente e em segurança na rua, por exemplo. Quem visita o CEB sente-se acolhido e pode conferir, na expressão das pessoas e em cada espaço da escola, a sensação de bem-estar.

3. Qual o número de crianças e profissionais em cada turma?

O dia-a-dia da criança na escola é diferente de como ocorre no espaço familiar.

No CEB, a convivência entre pessoas é intensa. Apesar do contexto coletivo, que é privilegiado pela escola, os desafios de cada um são individuais e é por este motivo que optamos por trabalhar com um número reduzido de alunos por classe. No CEB, os alunos são conhecidos pelo nome. Na Educação Infantil, o limite é de 18 alunos e no Ensino Fundamental, de 25 alunos por turma.

A escola conta com uma equipe de mais de 180 funcionários e cada um, no seu papel, tem uma tarefa a cumprir que contribui para o  sucesso de nosso trabalho.  

Berçário

No Berçário, os bebês são divididos em quatro estágios – B1 (4 meses a 11 meses), B2 (7 meses a 1 ano e 5 meses), B3 (1 ano e 1 mês a 1 ano e 11 meses) e B4 (1 ano e 6 meses a 2 anos e 5 meses). Em cada estágio há uma equipe fixa de 4 berçaristas que são responsáveis pela alimentação, higiene, recreação e cuidados relacionados a puericultura. Fazem também parte da equipe geral do Berçário 2 auxiliares de enfermagem,  lactarista, cozinheiro, auxiliar de limpeza, 2 profissionais de estimulação – motora e das linguagens – e orientadora.

Na turma do B1, trabalhamos com 15 bebês e nos demais estágios o limite é de 18 alunos por turma.

Educação Infantil

Na Educação Infantil, os alunos estão divididos em Grupos de Infância – Grupos: G 1 (2 anos), G 2 (3 anos), G 3 (4 anos) e G 4 (5 anos). O CEB trabalha com três turmas de cada grupo. Até o G 2, sempre há uma professora ou recreadora e uma auxiliar de higiene. No G 3 e G 4 há uma professora ou recreadora em sala.

Fazem também parte da equipe uma atendente de corredor, auxiliares de higiene e de enfermagem, equipe de cozinha e limpeza, recreadores, professores e orientadora.

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, o CEB trabalha com duas turmas de cada ano. Fazem parte da equipe professores, atendente de corredor, auxiliares de higiene e de enfermagem, equipe de cozinha e limpeza, recreadores e orientadora.

4. O que está incluído no valor da mensalidade? Há custos extras?

Além das atividades pedagógicas comuns às escolas, nossos alunos têm aula de Estimulação das Linguagens e Motora (Berçário), Educação Artística, Educação Física, Inglês e Música (a partir do G 1), Natação em piscina coberta e aquecida (de Berçário 4 ao 5º ano), Judô (masculino, a partir do G 3), Dança (feminino, a partir do G 3), Informática/Robótica (a partir do G 3), Futebol (feminino e masculino, a partir do 4º ano), Horário de Estudos  (a partir do 1º ano), Teatro (a partir do 6º ano), Vôlei (a partir do 6º ano), Basquete (a partir do 6º ano), Orientação Sexual (a partir do 6º ano), Espanhol (a partir do 6º ano) e atividades de recreação livre e dirigida (de Berçário 3 ao 5º ano). Tudo isso está incluído no valor da mensalidade. Durante o período de férias, os alunos podem freqüentar a escola, sem custo adicional.

Também estão inclusos na mensalidade todo material escolar e 3 refeições diárias (para alunos do Grupo 1 ao 9º ano). No caso do Berçário, a escola responsabiliza-se por toda a alimentação.

Apenas atividades extras, tais como saídas pedagógicas, viagens e apresentações, não estão incluídas no valor da mensalidade.

5. O fato da mãe não estar presente o tempo todo na vida dos filhos, deixando-os na escola em período integral, compromete a relação familiar e o desenvolvimento deles?

O CEB nasceu na década de 70. O objetivo foi atender aos filhos de mulheres que, na época, optaram tanto pela maternidade quanto pelo trabalho. Hoje, depois de muitas conquistas, as mulheres também dividem com os maridos a responsabilidade pelo equilíbrio do orçamento familiar. Enquanto as mães trabalham, as crianças são orientadas e educadas por profissionais que planejam estrategicamente o que é melhor para o seu desenvolvimento: são cuidados que vão desde a alimentação (quando a escola opta por não ter cantina, por exemplo) até as atividades em salas de aula.  Enquanto as mães trabalham, as crianças estão na escola vivendo experiências riquíssimas em grupo. Na relação das mães com os filhos o fundamental é que a mulher esteja satisfeita com a opção de trabalhar fora, que se sinta apoiada pela família e que invista na qualidade do tempo em que está com os filhos.

6. Por que a escola funciona nos períodos de férias sem custo adicional?

Depois que deixamos de ser estudantes, a maioria dos profissionais tem apenas 30 dias de férias por ano. Assim, sabemos que grande parte dos pais que trabalha fora não pode acompanhar os filhos em seus períodos de férias escolares. Nas férias, o CEB não altera seu horário de funcionamento (das 7h às 19h30), as atividades curriculares são suspensas, há liberdade para os horários de chegada e de saída e são planejadas atividades recreativas diferentes do dia-a-dia na escola. A equipe de Recreação que também é responsável pelas atividades de recreação livre ou dirigida durante todo o ano letivo e pelo planejamento das atividades de férias. A escola não aceita a freqüência de alunos que não estejam regularmente matriculados e freqüentando a escola o ano todo.

7. Já que a maioria dos pais do CEB trabalha fora, por que a escola fecha nas emendas de feriado?

No início de cada ano letivo o CEB distribui o calendário escolar com todas as datas de emendas de feriado em que a escola estará fechada para que as famílias possam se organizar com antecedência. Diferentemente de outras escolas que não funcionam nos meses de julho e de janeiro, nestes meses o CEB recebe os alunos que queiram freqüentá-la normalmente. Por este motivo, nas emendas de feriados são realizadas obras de manutenção, dedetizações e alguns tipos de limpeza que não podem ocorrer com a presença de crianças. Apesar da escola estar fechada, nos feriados as equipes de manutenção e de limpeza revezam-se dependendo do trabalho que será realizado.

8. Por que no CEB não é obrigatório o uso de uniforme?

Por sermos uma escola exclusivamente de período integral, nossos alunos passam grande parte do seu tempo em atividades escolares. Consideramos que os alunos têm o direito a escolha de sua vestimenta como parte de sua formação pessoal desde que sigam os critérios estabelecidos pela escola. Temos também como objetivo fazer com que os alunos compreendam que a escola é um espaço de trabalho e, por isso, devem usar roupas adequadas ao ambiente. A escola tem o uniforme, mas o uso dele é optativo. Apenas em ocasiões especiais, solicitadas pela escola, o uso do uniforme (camiseta) é obrigatório.

9. Ao final do processo para que escolas os alunos vão?

Ao final do Ensino Fundamental, os alunos do CEB estão preparados para os desafios do Ensino Médio e têm a possibilidade de escolher em que colégio desejam estudar, considerando suas habilidades, preferências, anseios e projeto de vida.

A adaptação e vivência no Ensino Médio é bastante tranqüila para a maioria dos alunos, que conseguem administrar sua vida acadêmica e seus estudos com autonomia e responsabilidade.

O CEB mantém convênios e parcerias com renomadas escolas de Ensino Médio de São Paulo, nas quais os alunos são acolhidos e reconhecidos por sua formação diferenciada.

Temos parcerias com o Colégio Bandeirantes e com a Escola Móbile. Nessas parcerias, os alunos que forem indicados pelo CEB terão sua matrícula automaticamente efetuada para os estudos no Ensino Médio, sem necessidade de qualquer processo seletivo. A indicação do aluno pelo CEB está condicionada a critérios relacionados ao desempenho escolar, assiduidade e postura acadêmica.

Temos parcerias firmadas com o Colégio Lourenço Castanho e com o Gracinha (Nossa Senhora das Graças). No Colégio Lourenço Castanho, os alunos do CEB têm a possibilidade de realizar o processo seletivo em data exclusiva e têm prioridade na matrícula. No Gracinha, os alunos do CEB também têm prioridade na matrícula, depois de realizarem o exame de seleção, segundo os critérios da escola.

Para mais detalhes, consulte o link "Parcerias Ensino Médio".

10. Como os pais sabem que seus filhos estão bem e se desenvolvendo de forma adequada, se ele fica o dia inteiro na escola?

Acompanhar o desenvolvimento dos filhos é uma grande preocupação para todos os pais.

No CEB, tal acompanhamento ocorre por meio de comunicações escritas (cadernos de comunicação e agendas), reuniões de pais, relatórios de avaliação e atendimentos individuais com professores e equipe de Orientação. Também é possível aos pais assistir a algumas das atividades (aulas, recreações, refeições, etc.) que compõem a dinâmica dos filhos ao longo do dia na escola.


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