FEIRA CULTURAL: CONSUMO CONSCIENTE
B IV Aprendendo a Reutilizar o Lixo
G II
G III
G IV Consumo Consciente: Pequenas Atitudes, Grandes Resultados
G V / 1º ano Jornal do Mundo Pedindo Socorro
1ª série / 2º ano
2ª série / 3º ano
3ª série / 4º ano Porta Abertas para o Consumo Consciente
4ª série / 5º ano Reciclando Atitudes... Reaproveitando Materiais...
5ª série a 8ª série / 6º ano a 9º ano
Propaganda – A Linguagem da Sedução
Chiclete de Consumo - Corpo de Baile (5ª a 8ª série / 6º ao 9º ano)
Inglês - Educação Infantil
|VOLTAR| Aprendendo a Reutilizar o Lixo Berçário 4
Aproveitando o tema Consumo Consciente, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer as histórias da Coleção Mundinho, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
A partir delas, descobriram, por meio de diferentes pesquisas, muitas coisas sobre os problemas de nosso planeta.
Decidimos então aplicar, em nosso dia-a-dia, os três Rs: reduzir, reciclar e reutilizar.
Reduzir: não desperdiçar os alimentos durante as refeições, usar corretamente as folhas de papel toalha e a torneira ao fazer a higiene;
Reciclar: caixas de leite viraram crachás, painéis de fotos e de resultados das pesquisas;
Caixas de chocolate transformaram-se em porta-livro para guardarmos os livros que a biblioteca empresta;
Jornais decoraram as capas das agendas diárias;
Garrafas PET transformaram-se em vasos e jardineiras (floreiras), onde plantamos sementinhas para alegrar o planeta.
Reutilizar: usar o mesmo copo descartável para tomar água por mais de uma vez.
|VOLTAR| G I E OS 3 R’S CRIADORES: ALUNOS DO G I A, B E C PROFESSORAS: CLÁUDIA, PATRÍCIA E SILVIA
NOSSO PROJETO SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE VISA COLOCAR AS CRIANÇAS EM CONTATO COM TRÊS IMPORTANTES AÇÕES: REDUZIR O CONSUMO, REUTLIZAR MATERIAIS E RECICLAR O LIXO.
EM NOSSA ROTINA, OS ALUNOS DO G I PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM O CONSUMO, O DESPERDÍCIO E A PRODUÇÃO DO LIXO, ALÉM DE POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES E UTILIDADES PARA ESTE MATERIAL.
POR MEIO DESTE TRABALHO E DE ATIVIDADES RELACIONADAS AOS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE, AS CRIANÇAS FORAM ESTIMULADAS A SELECIONAR MATERIAIS ENCONTRADOS NAS SUCATAS QUE JÁ TÍNHAMOS EM SALA E NO LIXO PRODUZIDO APÓS O LANCHE.
TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE DAR UM NOVO USO A MATERIAIS JÁ UTILIZADOS, CONSTRUINDO BRINQUEDOS, VASOS, PAINÉIS, MÓVEIS E INSTRUMENTOS MUSICAIS.
REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR SÃO CONCEITOS QUE INSERIMOS EM NOSSA ROTINA.
CUIDAMOS PARA VIVER MELHOR HOJE E AMANHÃ!
|VOLTAR| Reutilizando Pet Criadores: Alunos do G II Professoras: Camila, Denise e Mara
Trabalhamos com as crianças a conscientização sobre o consumo, através de ações simples, porém importantes.
Não desperdiçar papel, água e alimentos, jogar o lixo no “lixo certo” e reutilizar materiais, foram algumas atitudes tomadas pelos grupos.
Em nossas rodas de conversa, sugerimos transformar garrafas PET em brinquedos, o que deixou a todos muito empolgados.
Tintas, papéis, cola, algodão e barbante, foram alguns materiais utilizados para concretizar essas idéias.
Devido ao grande número de garrafas recebidas, enchemos as menores com diversos materiais. Tivemos, então, uma grande surpresa, pois o que era para ser brinquedo, acabou se transformando em uma contagiante brincadeira.
As turmas de G II participaram de uma atividade em parceria com os alunos da 4º série/5º ano. Foi uma vivência bastante rica e este resultado pode ser conferido no Espaço Aconchego.
|VOLTAR| Reutilização de Embalagens Criadores: Alunos de G III Professoras: Andréa, Karina e Renata
Os alunos do G III foram, ao longo deste ano, sensibilizados sobre a questão do Consumo Consciente.
A coleta seletiva de papéis e copos plásticos, bem como a reutilização de embalagens que consumimos no lanche já fazem parte de nossa rotina diária.
As crianças, na prática cotidiana da escola, tomam atitudes como utilizar apenas um copo descartável por dia para beber água, utilizar apenas duas toalhas de papel para secar as mãos, manter a torneira fechada durante a escovação dos dentes, não servir-se de alimentos e bebidas além do que necessitam.
Alinhado a esse processo, nosso projeto nasceu com o objetivo de reutilizar as embalagens dos produtos consumidos pelos alunos. Propusemos aos grupos a construção de uma casinha com garagem, móveis, carros e outros objetos para as nossas brincadeiras.
Esse trabalho proporcionou envolvimento e troca entre as crianças, que, em pequenos grupos, organizaram as embalagens coletadas, selecionaram as mais adequadas para as construções e decidiram sobre as etapas das atividades, até chegarem ao produto final.
Assim, trabalhamos para diminuir a quantidade de lixo que produzimos no nosso dia-a-dia e mostrar a todos que é possível consumir menos e reutilizar embalagens e outros materiais.
|VOLTAR| “Consumo Consciente: pequenas atitudes, grandes resultados” Criadores: Alunos de G IV Professoras: Ana Carolina, Fernanda e Juliana
O principal objetivo do trabalho realizado pelo G IV, a partir do tema “Consumo Consciente”, foi aprender a usar, com responsabilidade, recursos como água, lanche, papel e materiais diversos, bem como propor soluções práticas para um menor consumo em nosso dia-a-dia.
Os grupos foram organizados por temas e mesclados, reunindo crianças de todos os G IV, a fim de uma maior integração entre os alunos.
Cada turma iniciou os estudos e pesquisas buscando e trocando informações, fazendo diversas experiências e descobrindo caminhos simples, porém eficazes, para colocar em prática todos esses conhecimentos.
É com satisfação que notamos que práticas e atitudes das crianças vêm se modificando ao longo dessas semanas e que os temas propostos sensibilizaram de forma significativa a cada uma delas.
O registro deste processo pode ser conferido nos murais e nos livros confeccionados pelos grupos.
|VOLTAR| Jornal do Mundo Pedindo Socorro Criadores: Alunos de G V/1º Ano Professoras: Cecília, Márcia e Paula
Durante o mês de agosto, realizamos com os alunos do G V/ 1º ano a preparação de um telejornal para a Feira Cultural.
Nosso objetivo com este trabalho foi comunicar o que a Educação Infantil estava fazendo sobre o CONSUMO CONSCIENTE no CEB.
Para realizarmos este trabalho, primeiramente, levantamos com os alunos o que sabiam sobre este meio de comunicação. Depois pesquisamos, em várias fontes, como e o que seria preciso para desenvolvermos este projeto.
Cada aluno pôde criar um nome que fosse significativo para o jornal e desenhar um símbolo para representá-lo. Por meio de votação, escolhemos o nome e o símbolo que melhor o representassem.
As turmas foram divididas em equipes de reportagem, propagandas e apresentação.
Os repórteres saíram a campo com máquina fotográfica, gravador e microfone para registrar os diversos acontecimentos e entrevistas.
As equipes responsáveis pelas propagandas escolheram os temas e criaram os comerciais.
De posse de todos os registros, nossa equipe de apresentação colocou o programa no ar.
Esperamos que vocês apreciem o nosso telejornal, tanto quanto nós apreciamos fazê-lo.
|VOLTAR| Consumir para Brincar? Criadores: Alunos da 1ª série / 2º ano Professoras: Andréa Monteiro e Carla
“Uma criança livre, feliz, brinca quando come, quando sonha, quando faz seus pequenos discursos poéticos.” (A Poética do brincar. Marina Marcondes Machado)
Brincar é natural, importante, saudável e espontâneo. Para brincar, ao contrário do que pensam muitas pessoas hoje em dia, não são necessários brinquedos elaborados e fabricados por grandes empresas.
Pretendemos, com nosso projeto de trabalho, apresentar diferentes alternativas de brinquedos e brincadeiras que, além de divertidos, criam um ambiente favorável à interação, à criação e à reutilização de materiais simples e acessíveis.
|VOLTAR| Barraca de Trocas Criadores: Alunos da 2ª série / 3º ano Professoras: Adriana Padilla e Sandra
As turmas da 2ª série/3º ano prepararam para a Feira Cultural uma Barraca de Trocas de gibis, livros e jogos.
O objetivo deste trabalho é mostrar para todos os visitantes que fazer trocas é uma maneira divertida de consumir menos.
Esta idéia surgiu após a leitura do livro Tatugo Timbó e o desenvolvimento sustentável. Neste livro os alunos descobriram que, antigamente, os povos faziam trocas de mercadorias entre si. Não havia dinheiro nem comércio como existe atualmente.
Para alcançar o objetivo desta cabana, os alunos trouxeram de casa jogos, gibis e livros para trocar com os visitantes.
Esperamos que nossa idéia se multiplique e que as pessoas adquiram o hábito de trocar coisas que não usam mais e, assim, consumir menos.
|VOLTAR| Portas abertas para o Consumo Consciente Criadores: Alunos de 3ª série / 4º ano Professores: Adriana Malghosian e Debora
|VOLTAR| Reciclando Atitudes... Reaproveitando Materiais... Criadores: Alunos da 4ª série/ 5º Ano A e B Professoras: Raquel Sgamba e Sueli Freitas
O meio ambiente não envolve apenas a natureza, mas também é o lugar onde vivemos.
Fazemos parte dele e precisamos preservá-lo.
Produzimos muito lixo e esse é um dos problemas que atualmente mais afeta o planeta.
Dar um destino adequado ao lixo é um grande desafio. Refletindo e agindo, é possível encontrar alternativas para melhorar o lugar em que vivemos.
O reaproveitamento de materiais que seriam parte desse lixo foi a proposta dos alunos da 4ª série /5º ano. Com o que poderia ser lixo, criaram bonitas peças, colaborando para deixar o meio ambiente mais saudável.
|VOLTAR| “Propaganda – A Linguagem da Sedução” Criadores: Alunos de 5ª série/6º ano a 8ª série/9º ano Professoras: Denise Campos e Melissa Ferronato
A base das relações sociais no mundo capitalista é o consumo, ou melhor dizendo, o consumismo, em muitos momentos. As táticas estimulantes do consumismo estão difundidas e são, em sua maioria, facilmente perceptíveis.
A propaganda, do modo como é concebida e veiculada em todos os meios de comunicação, atrai consumidores de todas as classes sociais. Apesar dos produtos serem planejados para determinadas camadas da sociedade, existem inúmeras oportunidades para uma pessoa mais humilde poder comprá-los.
O que aconteceria aos produtos, caso a verdade sobre eles fosse sempre exposta? Caso as pessoas percebessem como são enganadas, muitas vezes, não só com relação ao valor, juros embutidos em prestações a perder de vista, etc., mas também com relação à qualidade e efeitos desses produtos?
Este trabalho visa a fazer uma reflexão sobre a linguagem da propaganda e como somos constantemente seduzidos por ela.
|VOLTAR| Consumo Alternativo Criadores: Alunos de 5ª série / 6º ano a 8ª série / 9º ano Professoras: Juliano e Manuelito
Como podemos contribuir para a conscientização de nossa sociedade sobre os graves problemas que afetam o meio ambiente, a sociedade, a vida e a saúde de cada um de nós?
Qual é a nossa responsabilidade em meio a tantos desafios?
Acreditamos que o consumo responsável deve ter uma realização prática a partir do compromisso de cada pessoa. Não podemos nos aquietar na posição de observadores, mas sim buscar uma postura que faça diferença. É preciso e é urgente.
Assim, neste projeto da Feira Cultural, queremos conhecer, estudar e divulgar os recursos alternativos ao consumismo deliberado, buscando ampliar a revisão sobre os hábitos de consumo.
Nossa estratégia parte, num primeiro momento, de visitas a instituições que trabalham com a reciclagem. Em seguida, de oficinas que resultem em recursos alternativos para o nosso dia-a-dia, buscando reduzir a geração de lixo.
Convidamos os interessados a se unirem neste projeto, como tantos outros, de revisão, reflexão e disposição a um novo modo de viver em sociedade.
|VOLTAR| Espaços de Consumo Criadores: Alunos de 5ª série / 6ºano a 8ª série / 9º ano Professoras: Marli, Walter e Rubens
Nossas vidas transcorrem ao longo do tempo que, em suma, constitui a história. Cada momento da história da humanidade está marcado por realizações, conflitos, preocupações e também desafios. Porém, falar do tempo implica para nós, humanos, a necessidade de falar também do espaço. Tempo e espaço são duas dimensões centrais da vida.
O momento atual de nossa existência caracteriza-se por uma preocupação global: a sustentabilidade. Este tema nos remete à valorização dos recursos naturais com que contamos e, portanto, ao cuidado e preservação do nosso espaço; o planeta considerado como nosso lar. A consciência da inter-relação entre a saúde do meio ambiente e a saúde de nossa espécie é cada vez mais evidente. Preservar o meio significa deixar aberta a porta de nossa continuidade e realização.
Os espaços nos quais acontecem nossas vidas refletem nossos valores e opções. Um olhar atento e crítico nos ajudará a reconhecer se estas opções garantem a sustentabilidade e o bem da comunidade ou se, pelo contrário, estão orientadas à distorção do consumo, ao consumismo que coloca em risco o meio ambiente e, paradoxalmente, ao invés de nos satisfazer, nos deixa mais vazios.
|VOLTAR| Consumo de Embalagens Criadores: Alunos da 5ª série/6º ano a 8ª série/ 59º ano A e B Professoras: Débora e Rita
As embalagens são necessárias para conter, proteger, transportar, vender e dar informações sobre produtos.
A observação das embalagens faz parte da agenda do consumidor consciente, ou seja, é preciso também analisar e avaliar a embalagem, não apenas do produto.
A primeira etapa de nosso projeto foi a conscientização sobre o que é consumir e sobre os valores do consumidor.
Depois, analisamos e avaliamos embalagens considerando:
|VOLTAR| Chiclete de Consumo Criadoras - Intérpretes: Alunas do Corpo de Baile Participação Especial: Dona Neusa Cândido Professora: Carolini Lucci
O tema do ano é “Consumo Consciente” e para fazer essa dança nós pensamos nas coisas que mais gostamos de consumir e também nas coisas que mais precisamos consumir. Tecnologia, eletricidade, TV, computador, celular, Ipod – foram as campeãs.
Mas como é que esse consumo nos faz sentir? Vício, prazer, relaxamento, liberdade e aprisionamento, tudo ao mesmo tempo. É como se um “chiclete de consumo” grudasse na gente e nos deixasse viciadas, porém felizes.
Como ganhamos tanta liberdade e independência com uma coisa que nos aprisiona? No computador você pode fazer quase tudo, só que dentro de uma tela. O celular pede explicações sobre onde você está? Por quê? Como? Com quem?
Só que esse “chiclete” grudou em nós de tal forma que já nos acostumamos com ele. O consumo virou rotina - um “chiclete” do qual nós gostamos e somos viciados.
Sinopse desenvolvida pela aluna Ana Clara Pegorin (9º ano A)
|VOLTAR|
Toys and Games Inglês - Educação Infantil Teacher Tatiana
Disseram-me quantas caixas de papelão seriam necessárias, como juntariam as caixas para formar as casas, pintaram-nas e pensaram e construíram a mobília necessária. Aprenderam as partes da casa, como o quarto (bedroom), o banheiro (bathroom), a sala (living room), etc, além dos nomes de alguns móveis.
Alameda dos Tupiniquins, 997 - Moema - São Paulo-SP |