EXPOSIÇÃO DE ARTES


"Arte Americana: muitos caminhos"

A Exposição de Artes de 2006 é uma mostra dos trabalhos que resultaram do desenvolvimento do Projeto Arte Americana: muitos caminhos.

 

Ao conhecer e estudar alguns representantes da moderna Arte feita em diversos países do continente americano, os alunos tiveram a possibilidade de descobrir como estes artistas utilizaram-se de novos conceitos estéticos, aliados às suas próprias vivências culturais e sociais para produzirem experiências plásticas ricas e singulares.

 


 

"Gato", Aldemir Martins

|Berçário IV|

 

"Sem Título", Jackson Pollock

|GI A|GI B|

 

"Pássaro Livre", Rufino Tamayo

|GII A|GII B|

 

"O Sorvete", Romero Britto

|GIII A|GIII B|GIII C|

 

"Construção com Madeiras", Joaquim Torres Garcia

|GIV A|GIV B|GIV C|

 

"Visita", Marisol Escobar

|GV A|GV B|GV C|

 

"Circo", Alexander Calder

|1 SÉRIE A|1ª SÉRIE B|

"Os astros sobre Villa Carton"

 "Juanito leva comida para seu pai peão metalúrgico"

 "Caminho sobre os faróis", Antonio Berni

|2ª SÉRIE A|2ª SÉRIE B|

 

"Calder e suas Esculturas Coloridas", Alexander Calder

|3as SÉRIES|

 

"Volumosos", Fernando Botero

|4as SÉRIES|

 

"Linhas e Expressões Gestuais", Jackson Pollock

|5as SÉRIES|

 

"Lembrando Aldemir", Aldemir Martins

|6as SÉRIES|

 

"Faces de uma Cidade", Eduard Hopper

|7as SÉRIES|

 

"Frida, uma mulher de fibra", Frida Kahlo

|8as SÉRIES|


|voltar

"Gato"

Aldemir Martins

Escolhemos as obras de Aldemir Martins porque o grupo está iniciando o projeto Animais.


As crianças ficaram encantadas com os gatos e isso fez com que a participação em cada atividade fosse intensa.
A proposta de Artes teve como objetivo trabalhar texturas, formas, cores, colagem e pintura. O resultado do trabalho é fruto da tentativa de montar um gato, a partir de suas partes.


Construímos, também, um gato bem grande para que todos possam brincar.

 

Berçário IV


|voltar

"Sem Título"
Jackson Pollock
 

O Pollock tinha muita tinta. O Bruno, também.


A gente fez o boneco com o Bruno, com giz pastel e tinta cor-de-rosa, vermelha, amarela, azul, verde, branca e marrom.


Ele tem pé, perna, barriga, braço, cabeça e mão.
Depois, todo mundo lavou a mão que tava suja.

 

GI A


|voltar|

"Sem Título"
Jackson Pollock

O Pollock, ele pinta as tintas - ele pega as tintas e pinta.


A gente deitou no papel e o Bruno desenhou, tirou a gente, cortou e apareceu um boneco que é a gente.
Pintamos com tinta amarela, roxa, rosa, verde e preta.


Os bonecos têm pés, barriga, mãos, cotovelos e cabeça.

 

GI B


|voltar|

"Pássaro Livre"
Rufino Tamayo


Quem pintou esse menino e o passarinho foi o Rufino Tamayo. A gente, também, fez e foi de azul.


O menino queria pegar o passarinho. Prá fazer o menino, o Bruno deu um pedaço de isopor e pintamos de azul. O braço foi de branco e azul.


Tava de noite e aí precisou usar marrom. Ficou lindo e o menino conseguiu pegar o passarinho e fez carinho.

 

GII A


|voltar|

"Pássaro Livre"
Rufino Tamayo

É um quadro do Rufino Tamayo.


Fizemos um passarinho e uma borboleta.


No passarinho, colamos as penas brancas, amarelas, azuis, rosas, vermelhas. Cada um escolheu a cor... O passarinho tem pena e asa...


A borboleta, a gente pintou de vermelho, rosa... O menino está soltando o passarinho... – Não! O menino está pegando a borboleta...


Deitamos em cima do papel, com a caneta o Bruno desenhou o corpo e ele recortou o papel.
Pintamos o boneco de azul. Depois, colamos o olho e a boca!

GII B


|voltar|

"O Sorvete"
Romero Britto

Na aula de Artes, estamos trabalhando o artista Romero Britto.


Ele contorna as linhas dos desenhos de preto.


Nós estamos fazendo um sorvete com bolinhas e cascas.


Cada um deu um nome para o seu quadro do sorvete: de chocolate, de creme de milho, de morango, de brigadeiro, etc.


Gostamos de pintar e os quadros ficaram lindos e brilhantes!

 

GIII A


|voltar|

"O Sorvete"
Romero Britto

 

Nosso grupo pintou o papel de branco. Depois, dividimos a folha com pincel e tinta preta.


Pintamos cada espaço de uma cor diferente.


Colamos o sorvete em cima do trabalho, misturamos as tintas e pintamos as bolinhas do sorvete.
 

Nós adoramos este trabalho!

GIII B


|voltar|

"O Sorvete"
Romero Britto

 

Primeiro, nós pintamos tudo de branco, depois, a gente fez linha com lápis, depois pintamos de tinta preta por cima.


Depois, nós pintamos os quadradinhos de colorido e colocamos a bolinha de isopor e pintamos.


Depois, colocamos a casquinha do sorvete, colocamos o pó mágico entre linhas, corações, pipas e quadrados.

GIII C


|voltar|

"Construção com Madeiras"
Joaquim Torres Garcia
 

Primeiro, colamos as madeiras para criar espaços entre os desenhos que iríamos fazer. Então, o professor Bruno colou o gesso e entregou para cada criança um pedaço de argila e um palito de dente para que desenhássemos sol, peixe, estrela e casa.


O próximo passo foi pintar tudo de branco para só então, colorir. Primeiro, pintamos o fundo, depois o gesso e a argila e para terminar, a madeira de preto.


Foi muito legal. Usamos vários materiais para fazer este trabalho.

 

GIV A


|voltar|

"Construção com Madeiras"
Joaquim Torres Garcia


O professor Bruno chegou com pedaços de madeira e pediu para montarmos e colarmos em um papelão.


Depois, ganhamos argila e desenhamos nela com palito. Na outra aula, o Bruno colocou gesso por cima da argila e depois do gesso secar, ele foi retirado e colamos em alguns espaços do papelão. Nos outros espaços fizemos desenhos.


Em seguida, passamos cola por cima de tudo e tinta (amarela, vermelha, azul e branca).
No final, pitamos as madeiras com tinta preta e desenhamos, com pincel, nos lugares que sobraram no papelão.

 

GIV B


|voltar|

"Construção com Madeiras"
Joaquim Torres Garcia

O nome do artista que fez este trabalho é Torres Garcia e nós fizemos o nosso.


Primeiro, pegamos o pote e colocamos argila. Então, fizemos desenhos: peixe, estrela, casa, sol, balde/vaso.


Aí, o tio Bruno fez o gesso, colocou no desenho da argila e deixamos secar.


No outro dia, pegamos um papel grande, dividimos para colocar os desenhos de gesso com madeiras. Pintamos de branco as madeiras e os desenhos de gesso.


No final, colocamos os desenhos de gesso e pintamos o fundo.

 

GIV C


|voltar|

"Visita"
Marisol Escobar

 

Antes de começar o Bruno mostrou o retrato de uma obra da Marisol que tinha uns bonecos feitos de caixa.
Depois, nos separamos em 5 duplas e 1 trio.


Ganhamos uma caixa e fizemos a cabeça.


Depois, o Bruno deu uma caixa maior e fizemos o tronco com a roupa.


Fizemos os braços e as pernas com uns tubos grandes parecidos com rolos de papel, só que maiores e mais duros. As mãos, nós fizemos com isopor e os pés com madeira.


Algumas pernas já estavam pintadas e com os pés grudados.


Para pintar, usamos tinta acrílica que parece pasta de dentes. Algumas crianças, primeiro, desenharam os detalhes com lápis e outras com caneta futura para depois pintar.


Quase no final, fizemos os cabelos com barbante e lã.


Depois, colamos todas as partes.


Por último, demos nomes para os bonecos, dissemos o que eles estavam fazendo e digitamos as falas deles.
O trabalho foi demorado, mas muito legal.

 

GV A


|voltar|

"Visita"
Marisol Escobar


Nós vimos, na sala do Bruno, um quadro com um monte de bonecos vestidos. Depois, a gente começou a construir os bonecos.


A primeira coisa que fizemos foi o corpo com caixas que nós pintamos de branco. Depois, nós fizemos a cabeça com caixa pequena. Contornamos os olhos, a boca, o nariz e algumas crianças fizeram, também, uns óculos.


A roupa foi contornada com tinta preta e cada um pintou do jeito que quis. Colamos cabelo de várias cores.


Depois disso tudo pronto, nós furamos as mãos para colocar os dedos e pintamos as outras partes do corpo. Colamos as mãos nos braços e os pés nos sapatos.


Depois de prontos, cada dupla escolheu um nome para o seu boneco. Os nomes escolhidos foram:
Patrícia, João, Harry Potter, Gabriel, Léo e Guilherme.

 

E eles ficaram lindos!

 

GV B


|voltar|

"Visita"
Marisol Escobar


Nós fizemos bonecos com caixas.


O cabelo foi feito com lã, os pés de madeira, as mãos de isopor e os dedos de palito.


Fizemos as meninas brincando de amarelinha e os meninos jogando futebol.


As crianças estavam brincando e jogando, felizes no parque.

 

GV C


|voltar|

"Circo"
Alexander Calder

Era uma vez, um circo muito legal!


Neste circo, trabalhavam belos artistas: o engolidor de espadas, o malabarista, o apresentador, os palhaços, o bilheteiro, o engolidor de fogo, o mágico e sua assistente, a equilibrista, o domador de leões e leopardos, a mulher barbada e o levantador de peso.


Os artistas faziam coisas mais que incríveis, pois, afinal, eles eram incríveis.


Os visitantes adoravam ir ao circo, porque gostavam de assistir ao maravilhoso espetáculo de ver os artistas famosos.


No nosso circo, os artistas foram feitos de isopor, jornal, cola quente, madeira, tinta, massinha de biscuit, palito, canetinha, lã e caixas.

 

1ª série A


|voltar|

"Circo"
Alexander Calder

Respeitável público!!!


O Circo da pesada tem muitas atrações: bailarinas que se equilibram em cima de um cavalo, palhaços engraçados e coloridos, equilibrista de monociclo, malabarista, trapezista, contorcionista, mágico, atirador de facas, engolidor de fogo e de espadas, mulher barbada, o homem mais forte do mundo, domador e muitos animais.


Nas nossas aulas de Artes, nós apreciamos algumas obras do artista Alexander Calder que representavam o circo e depois, conversamos sobre as atrações e os artistas, fizemos desenhos e escolhemos o que queríamos fazer.


Usamos sucata, tinta, cola, jornal, madeira e isopor para as nossas criações.


O resultado desse trabalho está aqui para ser apreciado por todos!

Bom espetáculo!

 

1ª série B


|voltar|

"Os astros sobre Villa Carton"
"Juanito leva comida para seu pai peão metalúrgico"
"Caminho sobre os faróis"
Antonio Berni


Começamos nossos trabalhos observando alguns quadros do pintor Berni sobre cidades poluídas.


O Bruno teve uma idéia de fazer a cidade de São Paulo por que é a cidade onde vivemos e para mostrar que ela também é poluída.


Utilizamos diferentes materiais como madeira, tintas, isopor, barbante, massinha, pó de camurça e etc.
E, assim ficou nosso trabalho...

2ª série A


|voltar|

"Os astros sobre Villa Carton"
"Juanito leva comida para seu pai peão metalúrgico"
"Caminho sobre os faróis"
Antonio Berni

 

Antonio Berni gostava de representar cidades usando sucata e madeira.


Nós, da 2ª série B, fizemos um trabalho representando a cidade de São Paulo com tinta, madeira, massinha, canetinhas, lápis e isopor. Usamos, também, pó de camurça e pedaços de barbante.


Primeiro, desenhamos a lápis, contornamos com canetas pretas, depois pintamos de branco e, por fim, colorimos com tinta de várias cores.


A madeira foi utilizada para representar as construções da cidade, o barbante foi para os fios elétricos e o pó de camurça usamos para representar o asfalto.


Cada aluno fez um pedaço e ao juntar as partes formamos a cidade de São Paulo.

 

2ª série B


|voltar|

"Calder e suas Esculturas Coloridas"

Alexander Calder

Alexander Calder foi um artista norte - americano que trabalhou com pinturas e esculturas.


Nós, alunos das 3as séries, estudamos os móbiles e stábiles, dois tipos de esculturas feitas por este artista.

 

Móbiles – esculturas que ficam penduradas e provocam um movimento.


Stábiles – esculturas que também têm movimento, mas que têm uma base.

 

Técnica – Escultura com arame, E.V.A., papéis variados e isopor.

 

3as séries


|voltar|

"Volumosos"
Fernando Botero

 

Pintar e esculpir personagens com formas volumosas em contraste com detalhes pequenos e não proporcionais é uma característica diferente do artista colombiano Fernando Botero (1932).


Além disso, em seus trabalhos aparece muitas vezes o tema Família.


Nosso trabalho começou com uma imagem feita em desenho, a partir de fotos com cenas familiares que cada aluno trouxe. Mas os desenhos foram feitos com o jeito que Botero pinta, "todo mundo volumoso"!


Cada aluno ampliou a sua própria imagem, passou para o tecido o desenho e pintou com lápis aquarelado.


Aí estão nossos personagens!!

Técnica – Desenho e pintura sobre algodão cru com lápis aquarelado.

 

4as séries


|voltar|

"Linhas e Expressões Gestuais"
Jackson Pollock

Jackson Pollock (1912 – 1956) foi um pintor norte - americano que usava linhas ou grafismos, cores e gestos largos em seus grandes painéis.


Pertenceu ao Movimento Expressionista Abstrato que aconteceu nos anos 50, principalmente em New York, E.U.A.


Depois de assistirmos a alguns trechos do filme "Pollock", onde vimos o artista pintando, fizemos painéis individuais e bidimensionais com pintura gestual e abstrata. Sobre a pintura trabalhamos o tridimensional linear com arame.

 

Técnica – Pintura com tinta guache e plástica.
Escultura com arame.

 

5as séries


|voltar|

"Lembrando Aldemir"
Aldemir Martins

Aldemir Martins (Ingazeiros, Ceará 08/11/1922 – São Paulo, S.P. 05/02/2006) foi um dos grandes expoentes da Arte Moderna brasileira.


Começou sua carreira no Ceará, em Fortaleza, e mais tarde mudou-se para São Paulo onde morou e trabalhou até a sua morte.


Foi um artista que explorou várias linguagens artísticas: desenho, pintura, escultura, painéis, ilustrações para jornais, livros e revistas e gravura.


Tornou a sua arte mais popular ao "emprestar" suas imagens para rótulos de objetos e produtos de consumo: capas de discos, rótulo de vinho, latas de sorvete, copos, pratos de plástico, luminárias, etc.


"Foram vendidas 8 milhões e 400 mil destas latinhas de sorvete, como é que não ia ficar satisfeito?" disse ele ao Suplemento Literário do Estado de São Paulo em 1986.


Em seus trabalhos vemos temas próprios da região Nordeste como cangaceiros, pescadores, além de mulheres rendeiras, baianas e paisagens. Mas também pintou naturezas mortas com frutas tipicamente brasileiras, flores, animais como gatos, galos, pássaros, peixes, etc.


Foi um grande colorista, usando a cor e a luz com muita intensidade.

 

Técnica – Acrílica sobre tela.


6as séries


|voltar|

"Faces de uma Cidade"

Eduard Hopper

Eduard Hopper (1882 – 1967), artista norte – americano, ficou conhecido como o pintor realista.


Desde a Escola de Belas Artes, Hopper mostrou interesse em registrar em suas imagens cenas do cotidiano e do dia-a-dia de uma cidade. Ao observarmos um quadro seu, temos a impressão de que está acontecendo algo. Usou a luz para criar várias situações como mistério, expectativa e solidão.


Nos nossos trabalhos fizemos montagens com cópias em xérox de várias de suas imagens, criando as mesmas situações que o artista.

 

Técnica – Pintura sobre cópias xérox e colagem.

 

7as séries


|voltar|

"Frida, uma mulher de fibra"

Frida Kahlo

Frida Kahlo (1907 – 1954) foi uma grande mulher e pintora mexicana.


Depois de sofrer um grave acidente no ônibus em que vinha da escola, foi obrigada a ficar na cama por 1 ano. Foi quando começou a pintar, primeiro o colete de gesso que usava em sua recuperação e mais tarde quadros em um cavalete adaptado a sua cama.


Pintou vários temas, mas tornou-se mais conhecida pelos Auto-retratos onde colocava todas as suas angústias, dores, limitações causadas não só pela saúde frágil, mas também por desilusões amorosas principalmente com seu marido, o pintor Diego Rivera.


Apesar de suas dificuldades, Frida enfrentou todos os desafios com força e energia, preocupando-se também com o resgate e valorização da cultura mexicana. Em seus quadros podemos vê-la com roupas tradicionais, os trajes Tehuana, a vestimenta das mulheres do istmo de Tehuantepec.


Em nossos trabalhos, fizemos vestimentas a partir dos trajes típicos usados por Frida.

 

Técnica – Mista sobre algodão cru.


8as séries